quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

NOÇÕES ESPACIAIS: COORDENADAS GEOGRÁFICAS



Existem muitas formas de nos orientar e localizar no espaço. Mas, como localizar um determinado lugar na imensa superfície terrestre? Observe os dados a seguir: 
• A superfície terrestre possui aproximadamente 510.000.000 Km², essas terras estão distribuídas em seis continentes. Você se lembra quais são eles? São eles: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. 
• Existem também, milhares de ilhas e cinco oceanos. Consegue lembrar quais são eles? Atlântico, Índico, Pacífico, Ártico e Antártico. 
Diante de tamanha imensidão da superfície terrestre, como saber a localização exata de uma cidade? Ou ainda, como encontrar uma ilha pequena e isolada na imensidão do oceano? 
Para facilitar na localização de qualquer ponto na superfície terrestre, foi criado um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos. Essas linhas são traçadas sobre a representação da esfera terrestre, essas linhas possuem medidas que funcionam como “endereços” de qualquer lugar no planeta Terra. 
Coordenadas Geográficas: São um conjunto de linhas imaginárias formadas por paralelos e meridianos, que são traçadas sobre a representação do Globo terrestre. Elas possuem medidas, que auxiliam na localização de qualquer ponto na superfície terrestre. 
Paralelos: São circunferências imaginárias dispostas perpendicularmente ao eixo de rotação terrestre, a partir da linha do Equador (é o principal paralelo por circundar o planeta em sua porção mais larga, dividindo-o em dois hemisférios: Norte e Sul). Os principais paralelos são: 
O primeiro deles é o Círculo Polar Ártico (latitude 66° 33' N = 90º - 23º 27'). O paralelo conhecido como o Trópico de Câncer, é o trópico do hemisfério norte. É o paralelo que está situado ao norte do Equador, a uma latitude exata de 23°26'16". O Equador é o paralelo que divide a superfície da Terra em duas partes, conhecido como hemisfério norte e hemisfério sul. Portanto, sua latitude é exatamente a de 0º. O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado à latitude de 23º 26' 16". É o que se situa mais ao sul.
Por último, temos o Círculo Polar Antártico, o paralelo de latitude 57° 90' 3" situado ao sul do Equador. 

Latitude: é a distância medida em graus de cada paralelo em relação a linha do Equador. A Latitude pode variar de 0° na linha do Equador, a 90° norte, no Polo Norte. E a 90° sul, no Polo Sul. 

Meridianos: são semicircunferências imaginárias traçadas de um polo ao outro da Terra, no sentido norte-sul. O meridiano de Greenwich equivale a 0° e divide a Terra em dois hemisférios: leste (oriental) ou oeste (ocidental). 
Longitude: é à distância em graus de cada meridiano, a partir de Greenwich. Essa distância pode variar de 0°(Greenwich) a 180° leste, no hemisfério oriental. E a 180° oeste, hemisfério ocidental.
É por meio desta rede de linhas imaginárias (paralelos e meridianos = coordenadas geográficas) que podemos encontrar a localização exata de qualquer ponto na superfície terrestre.
Revisão
1. O que são coordenadas geográficas? 
São um conjunto de linhas imaginárias formadas por paralelos e meridianos, que são traçadas sobre a representação do Globo terrestre. Elas possuem medidas, que auxiliam na localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
2. Defina paralelos.
São circunferências imaginárias dispostas perpendicularmente ao eixo de rotação terrestre, a partir da linha do Equador ( é o principal paralelo pois circunda o planeta em sua porção mais larga, dividindo-o em dois hemisférios: Norte e Sul). Os principais paralelos são:
3. O que é latitude?
É a distância medida em graus de cada paralelo em relação a linha do Equador. A Latitude pode variar de 0° na linha do Equador, a 90° norte, no Polo Norte. E a 90° sul, no Polo Sul.
4. Defina meridianos.
São semicircunferências imaginárias traçadas de um polo ao outro da Terra, no sentido norte-sul. O meridiano de Greenwich equivale a 0° e divide a Terra em dois hemisférios: leste (oriental) ou oeste (ocidental).
5. O que é longitude?
É à distância em graus de cada meridiano, a partir de Greenwich. Essa distância pode variar de 0°(Greenwich) a 180° leste, no hemisfério oriental. E a 180° oeste, hemisfério ocidental.

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO