quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

NOÇÕES ESPACIAIS: O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E OS FUSOS HORÁRIOS



NOÇÕES ESPACIAIS: O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E OS FUSOS HORÁRIOS

O Movimento de Rotação
É o movimento que a Terra realiza em torno do eixo imaginário que passa pelos seus polos e tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos (aproximadamente 1 dia). Esse movimento ocorre no sentido anti-horário (de oeste para o leste) assim temos impressão de que são os astros (estrelas e lua) que se movem ao redor da Terra. O movimento de Rotação é também responsável pela sucessão dos dias e das noites. Durante o movimento de Rotação enquanto partes da superfície deixam de ser iluminadas, tornando-se noite nessas regiões, outras partes, antes noite, passam a receber os raios solares, tornando-se dia. 

OS FUSOS HORÁRIOS
As horas são diferentes de uma região do planeta para outra. Você sabe por que isso acontece? Essa diferença de horário, ocorre devido ao movimento de Rotação do planeta. Para regulamentar essas diferenças de horários entre as regiões do planeta, foi criado um sistema de fusos horários. 
Por meio dele os 360° (Graus) da esfera terrestre, foram divididos em 24 faixas ou fusos horários (uma faixa para cada hora do dia). Assim, cada fuso horário compreende uma faixa imaginária que se estende para 15 meridianos ou 15° de longitude (360° / 24 (fusos) = 15º), de um polo ao outro.
Todas as regiões situadas em um mesmo fuso possuem a mesma hora, que vai mudando a medida que passamos de um fuso ao outro. A medida que avançamos para o leste, as horas aumentam. E diminuem para o oeste. Por exemplo, se em Brasília for 15 horas, que horas será em Bogotá na Colômbia? Como precisaremos avançar 2 fusos para o oeste (redução de 2 horas), concluiremos que lá será 13 horas. Outro exemplo, que horas será em Londres, considerando o horário de Brasilia sendo 15 horas? Como iremos avançar 3 fusos para o leste (aumento de 3 horas), concluiremos que em Londres será 18 horas.
Uma outra informação importante, é que a contagem das horas em todo o planeta tem como referencia o horário de Greenwich. Assim, o fuso horário de Greenwich, também conhecido como fuso inicial ou de referencia abrange a faixa que vai do meridiano de Greenwich até 7° 30' para o leste e 7° 30' para o oeste. 
Muitos países fazem adaptações para ajustar o limites teóricos dos fusos horários as suas fronteiras, divisões politico-administrativas internas. Isso é feito para evitar que regiões muito povoadas em com intensas relações econômicas, sejam divididas por dois fusos ou que países de pequenas extensões territoriais possua mais de um horário.

Linha Internacional de Data / Linha Internacional de Mudança de Data

Trata-se de um limite que foi criado para estabelecer uma base comum para a mudança das datas no planeta. Esse limite foi estabelecido em uma das regiões menos povoadas do planeta, atravessando o Oceano Pacífico no meridiano de 180º (Antimeridiano de Greenwich). Cruzar essa linha implica uma mudança obrigatória na data do calendário. Se um avião cruzar essa linha no sentido leste-oeste passa-se um dia, deixa o lado leste na manhã do dia 03 (Segunda-feira) e chega no lado oeste na manhã do dia 04 (Terça-feira) Se a viagem for feita no sentido contrário, de oeste para o leste haverá diminuição de um dia.

Fusos Horários no Brasil

Devido a grande extensão territorial do Brasil, ele apresenta três fusos horários. Esses fusos horários possuem horas atrasadas em relação ao horário de Greenwich, pelo fato de o Brasil se localizar totalmente no hemisfério ocidental (oeste). 

Horário de Verão

Anualmente o governo Brasileiro adota o horário de verão. Geralmente entre os meses de outubro e Fevereiro. Pela legislação vigente, o horário de verão deverá começar as zero hora do terceiro domingo de outubro, e terminar a zero hora do terceiro domingo de fevereiro do mês seguinte. Caso coincida com o domingo de Carnaval. O horário de verão é prorrogado por mais uma semana. O horário de verão visa economizar energia elétrica durante o verão.

Revisão
1) O que é o movimento de Rotação?
É o movimento que a Terra realiza em torno do eixo imaginário que passa pelos seus polos e tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos (aproximadamente 1 dia).
2) O que são fusos horários?
Trata-se do sistema criado para regulamentar as diferenças de horário entre as regiões do planeta. 

3) A contagem das horas no mundo inteiro, é baseada em qual fuso horário? Pelo Fuso de Greenwich.
4) O que é a Linha Internacional de Data? Trata-se de um limite que foi criado para estabelecer uma base comum para a mudança das datas no planeta. 
5) Quantos fusos horários o Brasil apresenta? 3 Fusos.
6) Qual é o objetivo do horário de verão? 
Economizar energia elétrica durante o verão.

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO