domingo, 8 de novembro de 2015

NOÇÕES ESPACIAIS | COMO SE ORIENTAR E SE LOCALIZAR NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

NOÇÕES ESPACIAIS | COMO SE ORIENTAR E SE LOCALIZAR NO ESPAÇO GEOGRÁFICO



Historicamente, o ser humano sempre teve necessidade de se localizar e de se orientar no espaço geográfico. Podemos citar três exemplos:
- Nossos ancestrais nômades que se deslocavam em busca de abrigo, alimentos e proteção.
- Ao longo do tempo sugiram novas necessidades, como traçar rotas de comércio, conduzir embarcações, localizar territórios vizinhos.
- Recentemente, existe a necessidade de se encontrar pontos turísticos, achar o melhor caminho até o trabalho, entregar produtos comprados pela internet, entre outras.

Perguntas para pensar
- Onde fica a sua casa?
- Como faço para chegar lá?
- Tem algum restaurante aqui por perto?

Nessas situações, em geral, utilizamos pontos de referência conhecidos para explicar a localização correta de cada lugar. Os pontos de referência são pontos que nos auxiliam na explicação de onde fica determinado lugar. Por exemplo, a minha fica casa em frente a escola tal. Para chegar na minha casa, você deve encontrar a praça do bairro e depois encontrar a escola tal.

Quando viajamos para lugares distantes, podemos encontrar a direção correta consultando mapas, que mostram as estradas, seguir a sinalização indicadas nas placas ao longo das estradas, ou até mesmo pedindo orientações a pessoas que conhecem o lugar.

No entanto, surge outra questão: e quando alguém diz: Gostaria de passar férias na Austrália, ou quem sabe no Japão!
Você onde fica a Austrália? Você sabe onde fica o Japão? Nesse caso você precisará consultar um mapa, um Atlas ou um Globo terrestre.

Como podemos nos orientar e nos localizar em qualquer lugar do espaço? Para isso é muito importante desenvolvermos noções espaciais, termos o domínio dos referenciais geográficos, de orientação e localização. E sabermos interpretar diferentes formas de representações cartográficas.

Revisão
- Por que o homem sempre teve a necessidade de se orientar e se localizar no espaço geográfico?
Resposta: Para encontrar alimentos, proteção, abrigo, rotas comerciais, fazer viagens, enfim para sobreviver.

- O que pode nos auxiliar na localização e orientação?
Resposta: Pontos de referência, Placas, Mapas, Globo terrestre e outros instrumentos de localização.

- O que é um ponto de referência?
Resposta: Os pontos de referência são pontos que nos auxiliam na explicação de onde fica um determinado lugar. Exemplo: Escolas, Prédios, Igrejas, Praças, etc.

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO