segunda-feira, 18 de abril de 2016

Estações do ano e Zonas Climáticas (Térmicas)

Estações do ano e Zonas Climáticas (Térmicas)


ESTAÇÕES DO ANO E ZONAS CLIMÁTICAS (TÉRMICAS)
Assista também: O Movimento de Translação https://youtu.be/ZV9_iK8en3M?list=PL_...
Inscreva-se: https://www.youtube.com/channel/UCYEX...
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeo...
Twitter: https://twitter.com/CanalFaPES

ESTAÇÕES DO ANO E ZONAS CLIMÁTICAS (TÉRMICAS)

Por que as estações do ano se sucedem de maneira inversa entre os hemisférios Norte e Sul?
Como o eixo da Terra é inclinado cerca de 23º 27' em relação ao seu plano de órbita, a incidência de raios solares sobre a superfície do planeta varia de acordo com a época do ano, conforme a posição do globo em relação ao Sol. Essas diferenças na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre ao longo do ano dão origem as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Essa inclinação do eixo terrestre é responsável pela diferença de radiação solar que atinge o planeta, assim enquanto um hemisfério recebe muita radiação o outro receberá menos.

O que é Solstício?
Solstício é o dia em que ocorre o início do verão ou do inverno em cada hemisfério. Por exemplo,  entre 21 e 23 de julho, ocorre o início do verão no hemisfério norte, quando os raios solares atingem perpendicularmente o trópico de câncer, chamamos essa ocorrência de Solstício de verão no hemisfério norte. Nesse mesmo período, ocorre o início do inverno no hemisfério sul, quando os raios solares atingem com menor intensidade esse hemisfério. Assim, o inverso ocorre entre os dias 21 e 23 de dezembro, quando no hemisfério norte começa o inverno e no hemisfério sul o verão.

O que é Equinócio?
É quando ocorre o início da primavera ou do outono em cada hemisfério. Por exemplo, entre os dias 20 ou 21 de março, ocorre o início  da primavera no hemisfério norte, quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre  a linha do Equador, iluminados por igual os hemisférios norte e sul. Assim, o inverso ocorre entre os dias 22 ou 23 de setembro, quando no hemisfério norte começa o outono e no hemisfério sul começa a primavera.

Quais são as zonas térmicas ou climáticas?
Zonas Polares, Zonas Temperadas e Zona Intertropical.

Por quais zonas térmicas (climáticas) se estende o território brasileiro?
Na sua maioria o território brasileiro tem terras na zona intertropical, e uma pequena parte localiza-se na zona temperada sul.

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO