sábado, 14 de abril de 2012

O Protecionismo Brasileiro: Quais as consequências para o país

O termo protecionismo geralmente é aplicado as leis de proteção do mercado interno de um país, sobretudo para a produção nacional. Geralmente, os produtos importados são taxados de tarifas que elevam seu custo tornando desvantajosa a sua comercialização no país. Diante disso surge uma pegunta: O Brasil é protecionista?

Desde o início do ano, autoridades palacianas afirmavam que o governo tomaria algumas ações para reduzir as perdas da industria nacional em relação aos fabricantes internacionais. Até mesmo deram um tom de urgência para tal fato, alegando haver uma queda na produção industrial brasileira (fato ainda não comprovado). Esse plano foi apresentado no último dia 03 de abril em Brasília. Abaixo seguem as mudanças feitas a partir desse novo pacote de "incentivos" para a industria nacional.

O novo pacote reduziu simbolicamente impostos de alguns setores ao passo que ampliou o crédito oferecido pelos bancos públicos. Além disso, o novo pacote promete elevar as medidas protecionistas com relação a impostos sobre importados. Serão favorecidos também fornecedores nacionais nas compras do governo de medicamentos e máquinas de construção civil. É interessante que tal pacote não muda muita coisa com relação ao que já observamos nos últimos anos. Planos protecionistas que não ajudam a industria nacional em nada. Houve apenas uma redução de custo com relação folha de funcionários, que é algo muito pequeno em relação aos diversos impostos pagos para se produzir. 

Entre os setores escolhidos para receber esses incentivos estão a industria têxtil, de calçados, vestuário, máquinas e veículos (setores que mais sofrem com a entrada de importados no país). As empresas economizarão 3 bilhões de reais neste ano. Uma pequena quantia perto dos mais de 1,5 trilhão de reais arrecadados em impostos no ano passado. Porém, o governo irá aumentar impostos sobre cervejas e refrigerantes, além de elevar a carga de impostos para uma série de produtos importados.

Portanto, podemos dizer sim que o Brasil é protecionista, ou como dizem nossos ministros: o Brasil está se defendendo de movimentos especulativos externos. O Brasil é um dos países mais fechados em termos protecionistas, com uma baixa participação de produtos importados no seu PIB. Para se ter uma ideia as compras externas de bens de consumo representam 18% das importações brasileiras, o restante das importações são de produtos destinados a produção (máquinas e insumos). O difícil é entender como um país pode lucrar se fechando ainda mais para o mundo.

Link interessante, confira quanto já pagamos em imposto só nesse ano clicando aqui: http://www.impostometro.com.br/

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO