terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO ÉTICA E CULTURAL

Quando analisamos o drama das populações palestinas, é sempre importante lembrarmos que elas possuem uma identidade comum, apesar de estarem distribuídas em territórios separados e sem autonomia. Neste texto abordarei tema acima comentando brevemente questões étnicas envolvendo o povo Basco e o povo Curdo.
É importante entender inicialmente o que significa o termo etnia aqui utilizado.
Etnia (ou grupo étnico): grupo de pessoas que são identificadas com base em semelhanças biológicas ou culturais. Ao contrário do senso comum, as semelhanças culturais têm, normalmente, maior importância na definição dos grupos étnicos.

Povo Basco

O povo Basco é o grupo étnico mais antigo da Europa, acredita-se que eles tenham se instalado na península Ibérica em 2000 a.c. Estão distribuidos entre os territórios da Espanha e da França. Foram duramente atacados especialmente na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola e durante a Ditadura do General Franco.
Foi nesse cenário que surgiu em 1959 o grupo terrorista ETA (Euskadi ta Askatasuna) - Pátria Basca e Liberdade, que iniciou uma luta armada com amplo apoio popular.
Com o fim da ditadura Franquista, e o início do processo de redemocratização na Espanha, uma nova constituição foi aprovada, que desta vez garantia direitos ao povo Basco. Entre eles, o direito de ter sua própria polícia, escolas, impostos entre outros. Esses direitos concedidos pela nova constituição ficou conhecido como estatuto da autonomia. Porém, não tiveram direito à autonomia política. O ETA rejeita este estatuto e perde o apoio popular. 
Assim, o povo Basco continua a buscar a sua autonomia política.  

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO