O que é cartografia? Como se desenvolveu a cartografia? O que são projeções cartográficas? Quais são os tipos de projeções cartográficas?
Você sabe as respostas para todas as perguntas acima? Ainda não? Então leia atentamente o texto a seguir, e depois assista ao video com alguns comentários meus sobre o assunto.
O que é cartografia?
Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.
Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Desta maneira, cartografia pode ser resumida como a ciência que cuida da elaboração de mapas.
Como a Cartografia se desenvolveu?
Desde a Antiguidade os povos Egípcios, gregos, romanos e outros já utilizavam mapas para se orientarem. Desenhos em carvenas e madeira comprovam isso.
Na era medieval os mapas eram no estilo "OT" conforme abaixo:
Cartografia na Idade moderna: Ptolomeu que viveu alguns ano de de Cristo desenvolveu um mapa que ficou muito famoso por apresentar os territórios até entao conhecidos. Veja abaixo:
O que são Projeções Cartográficas?
Tipos de Projeções Cartográficas
- Projeção Cilíndrica
- Projeção Cônica
- Projeção Plana ou Azimutal
- Projeção de Mercator
- Projeção de Peters
Bom essas são alguns tipos de projeções cartográficas existentes. No vídeo faço alguns comentários sobre elas e respondo outra perguntas.
Não se esqueçam de postar aqui suas dúvidas e opiniões.
6 comentários:
curti a sua ideia do blog professor!
Ok Obrigado pelo comentário! Esse blog foi feito para vocês!
parabens, professor. muito boa sua aula. gostei da forma com abordou o assunto. um grande abraço.
gostei de sua aula. voçe abordou o assunto com muita propiedade. um grande abraço.
Gostaria que você falasse um pouco agora sobre MAPAS x CARTAS. e UM POUCO TAMBÉM SOBRE REPRESENTAÇÕES DO RELEVO TERRESTRE , CURVAS DE NÍVEL. ENTRE OUTROS DESSE TEMA.
Olá Gyovana, obrigado pela visita. O que deseja saber sobre esses temas?
Postar um comentário