segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como aumentar o interesse de seu filho por disciplinas como História e Geografia

A pé, de carro, de ônibus ou de trem, cada paisagem revela histórias que não estão nos livros escolares. E, ao contrário do que muitos pensam, elas ajudam na formação de crianças e adolescentes. Maria Cecília de Almeida, de História, e André Luis Sabino, de Geografia, ambos do Colégio Santa Maria, em São Paulo, ensinam como usar esses recursos.
• Procure saber sobre o que verá no passeio antes. Isso desperta curiosidade no seu filho. De acordo com Maria Cecília de Almeida, qualquer lugar tem uma história, seja a cidade em que você nasceu, o local onde vive hoje ou um destino visitado nas férias. “Às vezes, um instrumento simples, como a lista telefônica, contém textos sobre a fundação e a história da cidade”, diz. Segundo a professora, as crianças que recebem esse incentivo em casa estabelecem bons vínculos com a escola. “Mesmo que nunca tenham ouvido falar de um assunto, conseguem opinar sobre ele ou relacioná-lo a outros já conhecidos.”
• Incentive seu filho a observar e explorar o ambiente ao redor. “As janelas mostram muito mais do que paisagens”, diz André Luis Sabino. É nessas horas que as crianças entram em contato com a vegetação, o clima e o relevo locais.


• Passeios também são bons para ensinar sobre as relações humanas: quem vive ali e como ocupa o espaço, por exemplo. Tudo isso é conteúdo de Geografia. Se, nessa interação, surgir uma dúvida, não hesite em responder com outra. “A criança ganha estímulo para encontrar outras coisas que não sabe”, completa.




• Fale sobre sua família: Conte a história da sua família. Você sabe de onde vêm seus bisavós e tataravós? Como eles se estabeleceram na cidade? O qua faziam antes de morar lá? Que tipo de trabalho tiveram? Todas essas informações são dados históricos e podem ajudar seu filho a descobrir mais.
• Aprendam juntos: Quando não souber detalhes de um fato atual que viu na televisão ou nos jornais, pesquisem em sites, livros e revistas. Notícias como o recente terremoto sentido no Brasil, a morte de golfinhos na China ou a guerra no Iraque são alguns dos temas sobre os quais você e seu filho podem aprender juntos.

Nenhum comentário:

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO

GEOLOGIA: FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS - FORMAÇÃO DO RELEVO